sábado, 23 de junho de 2012

招き猫 || Maneki Neko


Maneki neko (招き猫), também conhecido como gato da fortuna é uma famosa estatueta (amuleto da sorte talismã) japonesa, geralmente feito de cerâmica. Acredita que essa imagem do neko (gato) traz boa sorte para o proprietário. A estatueta representa um gato acenando com uma pata na posição vertical, e é geralmente apresentado muitas vezes na entrada em lojas, restaurantes, resumidamente, em comércios. Algumas das esculturas são elétricas ou a bateria onde o gato acena lentamente com a pata.Há Maneki Neko de diferentes cores, estilos e graus de ornamentação. Além de figuras de cerâmica, os maneki neko podem ser encontrados como chaveiros e cofrinhos e purificadores de ar, entre outras opções de objetos.Devido à sua presença popular nas comunidades chinesas, muitas pessoas acham erroneamente que esse amuleto é de origem chinesa e não japonesa.

O gesto

Maneki-neko pode ser encontrada com a pata direita ou esquerda levantada (e às vezes ambos). O significado da pata direita e esquerda levantada difere com o tempo e local. A crença mais comum é que a pata esquerda levantada traz clientes, enquanto a pata direita traz boa sorte e riqueza, embora alguns acreditam que é o oposto. Outra interpretação diz que a pata esquerda levantada atrai dinheiro, enquanto a pata direita levantada protege. Ainda outros dizem que uma pata esquerda levantada é melhor para estabelecimentos de bebidas, a pata direita para outras lojas.
Acredita-se geralmente que quanto mais alta a pata é, maior é a sorte.Consequentemente, ao longo dos anos a pata do maneki neko tem tendência a aparecer cada vez mais alto.

A moeda

Muitas vezes o gato é retratado segurando uma moeda, geralmente é uma moeda de ouro chamada Koban (小判), utilizada durante o período Edo no Japão. A moeda traz boa sorte e riqueza. Por isso, é bem comum o uso do Maneki neko como cofrinho para guardar moedas.Às vezes, moedas e outras denominações de moedas pequenas são deixados na Maneki Neko-como oferendas. 
 
Composição
São normalmente feitas de cerâmica. No entanto, o mais barato pode ser feito de outros materiais como por exemplo plástico, madeira e argila. Em contra partida, os mais caros podem ser feitos de jade ou ouro.

História

Enquanto acredita-se que o maneki neko apareceu pela primeira vez durante a última parte do período Edo no Japão, a evidência mais antiga documentário vem da década de 1870, durante do Japão Era Meiji.
Mas, as origens exatas do maneki neko são incertos, mas há vários contos populares envolvendo um gato.
Nas culturas modernas, maneki neko pode ser frequentemente encontrado em quartos dos pisos terceiros de edifícios, devido às qualidades auspiciosas associados com o número três. Folclore japonês sugere que manter um talismã de boa sorte, como o maneki-neko, nos quartos e locais de estudo trará resultados favoráveis ​​e sucessos da vida.

Tenho que confessar que eu acredito nessas crenças, aqui em casa tem vários tipos de amuletos, inclusive o maneki neko. Eu comprei um par pequeno pra minha mãe, daí o meu irmão comprou um maior, e depois eu comprei um par de maneki neko de imã para a geladeira. Se sorte não trazer, pelo menos a minha casa vai ficar enfeitada rs'


Nenhum comentário:

Postar um comentário