sábado, 23 de junho de 2012

Hikawa kiyoshi || 氷川 きよし


Perfil
Nome: Hikawa Kiyoshi || 氷川 きよし.
Nome verdadeiro: Yamada Kiyoshi || 山田清志.
Data de nascimento: 6 de setembro de 1977.
Local de nascimento: Fukuoka, Japão.
Período em atividade: 2000~presente.

Hikawa Kiyoshi é um cantor japonês de música enka. Hikawa é conhecido como "O Príncipe do Enka" devido à sua idade e popularidade. Ele passou a usar o nome KIYOSHI, usando letras maiúsculas do alfabeto romano, em vez de kanji e hiragana.
Sua gravadora é Columbia Music Entertainment, e sua agência é a Nagara Productions. Ele recebeu seu nome artístico por Takeshi Kitano, que inicialmente apoiou a sua carreira. Hoje, Hikawa faz aparições freqüentes na NHK Kayo Concert NHK歌謡コンサート), bem como NHK 's Kōhaku Uta Gassen .
História
Como um estudante do ensino médio, Hikawa era um membro do clube de artes cênicas da escola. É incomum para um jovem de 20 anos assumir o estilo de enka profissionalmente, porque a maioria dos fãs enka preferem seus intérpretes sejam mais velho. Hikawa decidiu se tornar um cantor de enka, quando ele descobriu que seu canto de canções tradicionais teve um efeito sobre os moradores das casas de repouso que ele visitou. Após a formatura no ensino médio em 1995, Hikawa viajou para Tóquio, onde se tornou um aprendiz sob a supervisão de Hideo Mizumori. Ele serviu sob Mizumori por três anos.
Em 2000, Hikawa fez sua estréia profissional com o seu single "Hakone Hachiri não Hanjirō".
Hikawa lançado single "Hatsukoi Ressha" em 9 de fevereiro de 2005. Tornou-se seu único número em um primeiro lugar na Oricon semanal. Em 2006, ele ganhou o prêmio Grand Prix por sua canção "ikken" no Record Awards 48th Japão . Em 4 de fevereiro de 2009, ele lançou single "Rōkyōku ichidai", que se tornou seu segundo número um na Oricon semanal. Em 20 de maio de 2009, ele lançou álbum Enka Meikyoku Colecção 10: Rōkyōku ichidai , que estreou em 2º lugar nas paradas da Oricon semanais apenas atrás de Eminem com o álbum Relapse . Ele lançou seu segundo single do ano "Tokimeki não Rumba", em 19 de agosto de 2009. O single estreou em 1 º lugar na Oricon semanais com as primeira semana de vendas de cerca de 68.000 cópias, tornando-o o primeiro solo de cantor enka fazer três singles número um na história da Oricon.  Ele lançou álbum Enka Meikyoku Colecção 11 : Tokimeki não Rumba em 11 de novembro de 2009.

Álbuns

  • 2001-Enka Collection Meikyoku Ooi Okkake Otojirou ~ Seishun-hen (演歌名曲コレクション大井追っかけ音次郎青春编~ ~)
  • 2001-Kiyoshi Hikawa Jikiden Original Karaoke (氷川きよし直伝オリジナルカラオケ)
  • 2002-Enka Collection Meikyoku 2 ~ Kiyoshi no Zundoko Bushi ~ (演歌名曲コレクション2 ~きよしのズンドコ節~)
  • 2003-Enka Collection Meikyoku 3 ~ Hakuun no Shiro ~ (演歌名曲コレクション3 ~白雲の城~)
  • 2003-Otokogi (男気)
  • 2004-Enka Collection Meikyoku 4 ~ Banba no Chuutarou ~ (演歌名曲コレクション4 ~番場の忠太郎~)
  • 2005-Enka Collection Meikyoku 5 - Hatsukoi Ressha (演歌名曲コレクション初恋列车5)
  • 2005-Enka Shobu-ban Juuni! ~ Omokage no Miyako (演歌十二番胜负!面影の都)
  • 2006-Enka Collection Meikyoku 6 ~ IKKEN (演歌名曲コレクション一剣6)
  • 2007-Enka Collection Meikyoku 7 ~ Abayo Soran Bushi no Kiyoshi ~ (演歌名曲コレクション7 ~あばよきよしのソーラン節~)
  • 2008-Enka Collection Meikyoku 8 ~ Genkai Funauta (演歌名曲コレクション8 ~玄海船歌~)
  • 2008-Enka Collection Meikyoku 9 ~ Aijou no Mizuumi (演歌名曲コレクション9 ~哀愁の湖~)
  • 2009-Enka Collection Meikyoku 10 ~ Roukyoku Ichidai (演歌名曲コレクション10 ~浪曲一代~)
  • 2009-Enka Collection Meikyoku 11 ~ Tokimeki no Runba (演歌名曲コレクション10 ~ときめきのルンバ~)

[editar]Mini-Álbuns

  • 2000-Matatabi Enka Meikyokusen Hikawa Kiyoshi / Hakone Hachiri não Hanjirou ~ ~ Kazagumo-hen (股旅演歌名曲選氷川きよし/箱根八里の半次郎风云编~ ~)
  • 2000-Matatabi Enka Meikyokusen / Hakone Hachiri não Hanjirou (股旅演歌名曲选II /箱根八里の半次郎)
  • 2001-Ooi Otojirou Okkake (大井追っかけ音次郎)
  • 2002-Denka Hoshizora ~ não Akiko (银河~星空の秋子)

[editar]Singles

  • 2000-Hakone Hachiri Hanjirou no (箱根八里の半次郎)
  • 2001-Ooi Otojirou Okkake (大井追っかけ音次郎)
  • 2001-Kiyoshi Kono Yoru (きよしこの夜)
  • 2002-Kiyoshi no Bushi Zundoko (きよしのズンドコ節)
  • 2002-Akiko no Hoshizora (星空の秋子)
  • 2003-Hakuun Shiro no (白雲の城)
  • 2003-Hakone Hachiri no Hanjirou / Okkake Otojirou Ooi (箱根八里の半次郎/大井追っかけ音二郎)
  • 2004-Kiyoshi Dodonpa no (きよしのドドンパ)
  • 2004-Banba Chuutarou no (番場の忠太郎)
  • 2005-Hatsukoi Ressha (初恋列车)
  • 2005-Omokage Miyako no (面影の都)
  • 2006-IKKEN (一剣)
  • 2007-Abayo (あばよ)
  • 2007-Kiyoshi no Bushi Soran (きよしのソーラン節)
  • 2008-Genkai Funauta (玄海船歌)
  • 2008-Aijou Mizuumi no (哀愁の湖)
  • 2009-Roukyoku Ichidai (浪曲一代)
  • 2009-Tokimeki Rumba no (ときめきのルンバ)
  • 2010-Shamisen Tabigarasu (三味線旅がらす)
Vídeos
































Nossa, eu amo enka, já gostava dele, depois de escrever este post me apaixonei mais ainda pelo estilo e pelo cantor. Eu acho uma pena que tenha poucas pessoas (principalmente jovens) que gostam de música enka, os jovens curtem mais Jpop e rock, eu sou jovem (eu acho) mas gosto muito de música enka e coisas tradicionais *-*

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Tatianna Raquel. Em março deste ano, quando eu fui ao Bairro da Liberdade em São Paulo, o primeiro CD que eu comprei foi do Kiyoshi Hikawa, "Enka Menkoku Collection 11: Tokimeki no Run'ba". A partir daí fiquei tão fã do Kiyoshi (ele é 10 meses mais velho do que eu; ele nasceu em 6 de setembro de 1977 e eu em 19 de julho do ano seguinte, mas em cada 2 lugares diferentes, ele no Japão e eu aqui!) que, às vésperas do meu 36º aniversário fui lá de novo comprar os CDs e DVDs dele e até a revista Kayō Arena com Kiyoshi na capa! Mais ainda: a maioria das canções enka dele são ótimas ("Ohtone Nagare Tsuki" é a mais recente, uau!), o jeito como ele canta é um máximo, as roupas (ora orientais e tradicionais, ora não tão tradicionais) são pra lá de elegantes e o rosto é tão lindo que a mulherada adora! Tudo nele me encanta! Por isso Kiyoshi é chamado de "Príncipe do Enka" porque é ele que interpreta o enka (desde 2000, na estreia do single "Hakone Hachiri no Hanjirō") também para a nova geração e pela aparência jovem. Esse cara vai longe (ele promete)! Aishite'ru yo, Kiyoshi-san!

    ResponderExcluir