quinta-feira, 22 de março de 2012

Furoshiki || 风吕敷

 
O Furoshiki (风吕敷) é um tipo de lenço tradicional japonês, que é freqüentemente usado para transportar roupas, presentes, embrulhar e transportar marmitas (bentou) e, muitas vezes são usadas  como um tapete de mesa para o almoço, entre outras funções. A prática do uso do furoshiki vem do período Edo. Antes de se tornar associado com banhos públicos, furoshiki era conhecido como hirazutsumi (平包). 
Um furoshiki moderno pode ser feito de uma variedade de tecidos, incluindo seda, algodão, nylon, etc. Eles são frequentemente decorados com desenhos tradicionais. Não há um tamanho certo para o furoshiki, sendo assim, pode variar bastante.
Embora ainda existam usuários furoshiki no Japão, o seu número diminuiu no período da pós-guerra, em grande parte devido à proliferação da sacola de plástico. Nos últimos anos, quando falamos em proteção e preocupação com o meio ambiente, lembramos do uso do furoshiki, e é assim que este costume vem sendo renovado.
 Pela praticidade, e beleza (entre outros fatores), o uso do furoshiki tem ganhado adeptos até mesmo aqui no Brasil, substituindo as tão poluentes sacolas plásticas.



 

 

 

 


Post: Rika

4 comentários:

  1. Eu ouvi falar sobre eles na TV, é mto útil *-* Gostei ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na nossa apostila vol.3 fala sobre o Furoshiki ^^ eu também gostei!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu também achei legal *-* mas acho difícil essa "moda" pegar aqui '-'

      Excluir